Programa de Atividades para Escolas 2024/2025
Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro
2 de Setembro de 2024 a 31 de Julho de 2025
Escolas
QUEM SOMOS?
O Serviço Educativo do Museu é constituído por uma equipa de cinco pessoas, cujo dia-a-dia consiste na árdua e apaixonada tarefa de interpretar e divulgar a obra do incorrigível Rafael Bordalo Pinheiro.
De Bordalo, resta-nos a criação artística, o seu tempo e a atitude política. Que significa isto? Cidadania consciente, liberdade de pensamento e de criação, crítica e humor, ferramentas vitais para conhecer e refletir sobre o mundo contemporâneo.
Através das artes visuais, literatura, música, ambiente, história, filosofia e etnografia, pretendemos criar espaços de conhecimento, promovendo a reflexão, o argumento e o debate, inspirados na linguagem artística e na crítica humorística.
AO QUE VIMOS?
Bordalo afirmara que o seu negócio era o riso. Nós, negócios à parte, queremos pôr as pessoas sem sentido de humor a rir com Bordalo. E que os que o têm nos ajudem a fazê-lo. Para esse efeito, inventamos coisas. Pessoas que trabalham a sério e estão disponíveis para, de quando em vez ou sempre, não se levarem a sério, juntem-se a nós.
Descarregar o Programa Educativo para Escolas 2024/25
PROGRAMA DE ATIVIDADES
O Programa de Atividades para Escolas, que aqui apresentamos, visa trabalhar a obra bordaliana a par dos conteúdos curriculares. O Programa organiza-se em oito áreas capazes de responder e acompanhar conteúdos, períodos e públicos escolares diferenciados:
DIAGNÓSTICOS BORDALIANOS: DIVERSIDADE E INCLUSÃO
No caminho para a inclusão, estamos em constante atualização para recebermos da melhor forma quem nos visita e disponíveis para acolher todas as opiniões. A programação para públicos com características específicas visa estimular o pensamento livre e a consciência cívica através das artes e das ideias. Se pretender visitar o museu com uma turma inclusiva ou grupo organizado pedimos que nos contacte para programarmos a vossa vinda.
Para professores, parceiros, mediadores e técnicos de educação e cultura de instituições de ensino, juntas de freguesia, associações ou independentes que queiram conhecer a obra do artista Rafael Bordalo Pinheiro e a importância do seu contributo para o trabalho com as suas comunidades. Neste espaço de diálogo e partilha, circularemos pelas exposições, divulgaremos as atividades propostas pelo Museu, ouviremos os objetivos e expectativas dos nossos parceiros e estudaremos novas
possibilidades de colaboração.
Mediante marcação: servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt
PROGRAMAÇÃO INCLUSIVA
Olá, Bordalo, quem sou eu?
Bordalo ao natural
Percurso sensorial: Bordalo em sentido
Visitas guiadas às exposições
Hoje sinto-me… Bordalo
Hoje sinto-me… Zé Povinho
Hoje sinto-me… revolucionário
Hoje sinto-me… um colecionador
Hoje sinto-me… com vontade de rir
Hoje sinto-me… de olho aguçado
Visitas guiadas na rua
Oficinas pedagógicas
PRÉ-ESCOLAR
Animais à solta (Programa DESCOLA)
Bordalo no prato
Fazedores de Histórias
1.º CICLO
Bordalo no prato
Fazedores de Histórias
Olá, Zé Povinho!
2.º CICLO
A revolta dos biscoitos
Jogo do humor
Acorda, Zé Povinho!
Concílio dos Animais (Programa DESCOLA)
3.º CICLO
A revolta dos biscoitos
Jogo do humor
Temos fome de…
Acorda, Zé Povinho!
SECUNDÁRIO
Temos fome de…
O Manguito como gesto filosófico (Programa DESCOLA)
Oficinas de expressão artística
O Bordalo em 3D
Aqui há gato!
Bandas (bem) desenhadas
Ações de formação para professores
Toma, Zé Povinho!
Bordalo ontem e hoje
Bordalo das artes, da política e da cidadania
Projetos de continuidade
Os projetos de continuidade resultam de parcerias com instituições de ensino, com vista à criação de lugares de partilha de pensamento sobre a sociedade em que vivemos, tendo por inspiração a visão artística e crítica humorística de Rafael Bordalo Pinheiro.
Data
Ano letivo 2024/25
Público-alvo
Professores, pedagogos, comunidade educativa
Informações e inscrições
servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt
T. 215 818 544/0