Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Explorar o Universo Bordaliano

Rafael Bordalo Pinheiro é um mundo. A partir da coleção do Museu convidamo-lo a explorar a sua obra, a interpretar o seu significado e a descobrir pormenores e detalhes do seu trabalho artístico que nunca são fruto do acaso.

Em quem é quem serão dadas a conhecer personalidades e personagens do universo bordaliano, com o objetivo de ajudar à sua identificação nas ilustrações do artista publicadas em diversos jornais.

Em ver melhor aproxima-se o olhar de pormenores da obra através da imagem em movimento, explorando relações e subtilezas presentes na arte.

Em estudos partilham-se reflexões em torno da obra do artista e pistas que podem contribuir para aprofundar o seu conhecimento.   

Em bordalo em voz alta foram selecionados alguns desenhos e textos publicados em jornais de Rafael Bordalo Pinheiro que espelham a sua personalidade, o seu espírito crítico, o seu amor à liberdade e o seu sentido de humor.

No centenário da morte da Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, que se comemora em 2020, o Museu Bordalo Pinheiro lança um dossiê especial dedicado à vida e obra do artista, filho de Rafael Bordalo Pinheiro. Pode aqui encontrar livros, catálogos e ainda uma exposição virtual dedicada ao autor na recém lançada página do Museu no Google Arts & Culture.