Voltar à página anterior Atividades

A visita ao Museu Bordalo Pinheiro revela um imaginário rico e apetecível de explorar: portas adentro, há todo um universo que mima a vida e nos transporta para lugares de encantamento e realidades que ainda nos são próximas. Os animais andam à solta a par de versos de Camões; tropeça-se em plantas; saboreia-se, à vista, pratos de onde pendem frutos, legumes e peixes. Viaja-se entre continentes.

Há ainda uma multidão de personagens e tipos que aguarda ser descoberta pelo olhar aguçado do visitante: os que trabalham, os que assobiam para o lado, os que enganam com falinhas mais e menos mansas, os que se zangam… e até os que dormem. Há cor e alegria, mas também, por vezes, uma sobriedade insuspeita – tanto nas peças cerâmicas como na obra gráfica do artista. A quem descobre, resta-lhe o espanto, pontuado pela gargalhada humorada.

As atividades do Museu abrangem todo o tipo de públicos, proporcionando visitas informais, temáticas, oficinas, cursos, tertúlias, apresentações, espetáculos. Convidamos à interpretação do significado histórico e artístico da obra bordaliana e à compreensão dos valores que lhe estão subjacentes: a cidadania consciente e o pensamento crítico – sempre com o humor em pano de fundo.

Estes valores, fundamentais na obra de Bordalo, constituem um dos mais sérios desafios propostos pela educação contemporânea. Assim, para as escolas, e em articulação com os objetivos curriculares vigentes, existe um subconjunto de atividades que aposta na interdisciplinaridade com as artes visuais, a literatura, a música, o ambiente, a filosofia, a ética, o humor, a etnografia.

As visitas, oficinas e ações de formação para o público escolar visam, finalmente, criar pontes e estreitar relações com o Museu, estimulando a aquisição de competências pessoais que valorizem a criatividade, a autonomia, o pensamento crítico e a liberdade de expressão. Afinal, tudo faz parte desse lugar pleno de originalidade e talento que é o universo de Bordalo.

Desejamos que, uma vez visitado, este Museu se torne mais uma casa sua em Lisboa, um lugar onde quererá regressar por sentir-se aqui bem acolhido.

Ler Mais