Voltar à página anterior. Escolas

Bordalo das Artes, da Política e da Cidadania: Conceção de atividades e recursos educativos

Curso de formação de professores (online)

17 de Fevereiro a 10 de Março de 2021

Escolas, Professores e Educadores

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | PARA PROFESSORES DE QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, EDUCADORES E OUTROS AGENTES EDUCATIVOS

Esta ação de formação, com quatro sessões de carácter prático, destina-se a quem pretende aprofundar estratégias pedagógicas a partir da obra gráfica e cerâmica de Bordalo e a quem já possui o enquadramento teórico do Museu, do seu artista e do potencial pedagógico da sua obra.

Na primeira sessão, dar-se-á lugar à experimentação de estratégias e recursos educativos utilizados por Bordalo – desenho, caricatura, banda desenhada, ilustração – e a sua articulação com os conteúdos curriculares disciplinares dos diferentes níveis de ensino. Na terceira sessão, a experimentação foca-se na obra cerâmica de Bordalo e suas manifestações – naturalismo, revivalismos históricos, mitologia, caricatura, retrato, o popular e o erudito – sempre em articulação com os conteúdos curriculares relevantes. Na segunda e quarta sessões, os professores, organizados em grupos, terão de conceber e apresentar uma atividade educativa inspirada na obra gráfica (segunda sessão) e na obra cerâmica bordaliana (quarta sessão). Ambas as sessões terminam com a apresentação dos trabalhos, seguida de debates.

Competências a desenvolver: exploração dos recursos patrimoniais; construção de guiões para atividades a realizar com os alunos no espaço do museu e na sala de aula.

Duração: 12 horas (quatro sessões de 3 horas)
Datas: 17 e 24 de fevereiro, 3 e 10 de março de 2021, quartas-feiras, das 18h15 às 21h15
Número de Participantes: 10
Frequência gratuita
Material necessário: material para escrever e desenhar
Conceção e realização: João Alpuim Botelho, Liliana Pina, Francesca Casolino

Realizada em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se acreditada pelo CCPFC, para efeitos de progressão da carreira docente.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (obrigatório):
tinyurl.com/1ioftxe9

12 horas (quatro sessões de 3 horas)

Datas
17 e 24 de fevereiro, 3 e 10 de março de 2021