Voltar à página anterior. Escolas

Bordalo das Artes, da Política e da Cidadania: Conceção de atividades e recursos educativos

Curso de formação de professores (online)

7 a 28 de Novembro de 2023

Escolas, Professores e Educadores

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | PARA PROFESSORES DE QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, EDUCADORES E OUTROS AGENTES EDUCATIVOS

Esta ação de formação online, com quatro sessões de carácter prático, destina-se a quem pretende aprofundar estratégias pedagógicas a partir da obra gráfica e cerâmica de Bordalo e a quem já possui o enquadramento teórico do Museu, do seu artista e do potencial pedagógico da sua obra.

Na primeira sessão, dar-se-á lugar à experimentação de estratégias e recursos educativos utilizados por Bordalo – desenho, caricatura, banda desenhada, ilustração – e a sua articulação com os conteúdos curriculares disciplinares dos diferentes níveis de ensino. Na terceira sessão, a experimentação foca-se na obra cerâmica de Bordalo e suas manifestações – naturalismo, revivalismos históricos, mitologia, caricatura, retrato, o popular e o erudito – sempre em articulação com os conteúdos curriculares relevantes. Na segunda e quarta sessões, os professores, organizados em grupos, terão de conceber e apresentar uma atividade educativa inspirada na obra gráfica (segunda sessão) e na obra cerâmica bordaliana (quarta sessão). Ambas as sessões terminam com a apresentação dos trabalhos, seguida de debates.

Competências a desenvolver: exploração dos recursos patrimoniais; construção de guiões para atividades a realizar com os alunos no espaço do museu e na sala de aula.

Número de Participantes: 10
Preço: Frequência gratuita // Com acreditação/certificado para efeitos de progressão da carreira docente – 10 euros
Material necessário: material para escrever e desenhar

Realizada em parceria com o projeto DESCOLA e com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se acreditada pelo CCPFC, para efeitos de progressão da carreira docente.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (obrigatório):
Ver aqui

12 horas (quatro sessões de 3 horas)

7, 14, 21 e 28  de novembro de 2023

07/11/2023 | 17:30h -20:30h – Sessão síncrona*
De 07 a 14/11/2023 | (1h30 em horário livre) – Sessão assíncrona**
14/11/2023 | 17:30h-20:30h – Sessão síncrona*
21/11/2023 | 17:30h-20:30h – Sessão síncrona*
De 21 a 28/11/2023 | (1h30 em horário livre) – Sessão assíncrona**
28/11/2023 | 17:30h-20:30h – Sessão síncrona*

* Sessões síncronas – Em que todos estão presentes em simultâneo

** Sessões assíncronas – as datas e horas são meramente indicativas, sendo as tarefas previstas a realizar no horário que o/a formando/a considerar mais adequado, cumprindo as horas previstas.

Formadora
Inês Noivo (Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro)

Modalidade: E-Learning (online) na Plataforma Moodle do CFEAS

cfantoniosergio@esddinis.pt