Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Escolas

Formação

Toma, Zé Povinho!

Curso de formação de professores (online)

15 a 22 de Março de 2026

Professores e Educadores

A ação de formação de curta duração insere-se no trabalho de estudo e divulgação da obra do artista que dá nome ao Museu Bordalo Pinheiro. Focada na personagem do Zé Povinho, pretende-se aprofundar o seu conhecimento e dotar de aprendizagens que permitam trabalhar as questões da cidadania ativa com os alunos. Se falarmos do Zé Povinho todos sabemos que nos referimos a nós. Mas como foi criada e trabalhada a personagem? Entre a obra gráfica e obra cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro irá olhar-se para as suas inúmeras representações, múltiplos pormenores, treinando o olhar para a ironia e o sarcasmo, reconhecendo as mensagens na albarda e no manguito.

Na primeira sessão apresenta-se a personagem e os formandos são desafiados a criarem o seu Zé Povinho do século XXI. Estas personagens serão apresentadas na sessão seguinte promovendo-se uma discussão com o olhar contemporâneo sobre a obra bordaliana.

Competências a desenvolver
Compreensão da personagem Zé Povinho como figura de uma época histórica e seu olhar atual para a promoção de uma cidadania ativa; desenvolvimento de recursos para o trabalho na escola.

Datas
15 e 22 de janeiro 2026, quintas-feiras, às 17h30
19 e 26 de março 2026, quintas-feiras, às 17h30

Conceção e realização
Inês Noivo

Duração
6h
5h síncronas, divididas por duas sessões, 1h de trabalho assíncrono

Preço
Gratuito

Conceção e realização: Inês Noivo
Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se em processo de acreditação para efeitos de progressão da carreira docente.

Inscrições
Contactar cfantoniosergio@aeddinis.pt