Museu Bordalo Pinheiro reabriu dia 6 de abril com entrada gratuita e outras surpresas
O Museu Bordalo Pinheiro reabriu as suas portas ao público na passada terça-feira, dia 6 de abril de 2021, medida adotada no seguimento da definição, pelo Governo, de um plano gradual de desconfinamento.
Para sua segurança, esta reabertura será acompanhada de normas de seguranças restritas, como o uso obrigatório de máscaras, o uso de desinfetante, a medição da temperatura e o acesso limitado às várias salas do Museu por parte dos visitantes.
Sementes de glicínia, jornais bordalianos e entrada gratuita
Nesta reabertura, o Museu Bordalo Pinheiro também preparou várias surpresas para os seus visitantes. Quem nos visitar, poderá solicitar na bilheteira uma saqueta com sementes da glicínia do museu, um dos ex-libris do nosso edifício.
Outra das surpresas é a oferta, a cada visitante, de uma capa de jornal bordaliano com a data do seu dia de aniversário, repetindo assim a iniciativa que lançámos aquando da reabertura após o primeiro confinamento, em 2020, e que muito agradou aos nossos visitantes.
Por fim, teremos entrada gratuita até final de abril.
O Rafael e o Gato Pires dão-lhe as boas-vindas!
Mas a maior de todas as surpresas é talvez a instalação de um grande Rafael Bordalo Pinheiro e do seu gato Pires, em versão 3D, mesmo em frente à entrada do Museu. Os dois companheiros dão assim as boas-vindas a quem visitar o Museu e os bons-dias a todos os condutores que passem pelo Campo Grande, 382.
Este Rafael de braços bem erguidos, acompanhado do gato Pires, quer provocar em todos um sorriso e deixar uma mensagem de esperança!
AS Exposições
Nesta reabertura poderá ver ou rever algumas das nossas exposições.
Para além da exposição permanente, dedicada à obra de Rafael Bordalo Pinheiro, estará patente no museu até final de abril a exposição Pé d’Orelha. Conversas entre Bordalo e Querubim, que coloca lado a lado a obra de dois dos maiores ceramistas portugueses de sempre: Rafael Bordalo Pinheiro e Querubim Lapa.
A outra exposição que poderá ver, Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro. Histórias Desenhadas, apresenta-se como uma retrospetiva da singular obra de Manuel Gustavo, ilustrador, ceramista e filho primogénito de Rafael Bordalo.
Poderá ainda conhecer o núcleo expositivo recém-inaugurado Bordalo Decorador, onde o convidamos a conhecer uma faceta menos conhecida, mas não menos importante, de Rafael Bordalo Pinheiro: a de reputado decorador e criador de mobiliário.
Novo horário
A partir do dia 6 de abril, o museu terá também um novo horário: estará aberto entre terça e sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00.
Visite-nos e venha aprender mais sobre a obra do Mestre Rafael. Ficamos à sua espera!