Saltar diretamente para o conteúdo

Coleção

O Museu Bordalo Pinheiro possui uma coleção da obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro e do seu filho, Manuel Gustavo. A multiplicidade de conteúdos e de significações associadas à obra confere-lhe um duplo estatuto de objeto de arte e de documento.

A partir da coleção de Cruz Magalhães, fundador do Museu Bordalo Pinheiro, o acervo tem vindo a ser enriquecido ao longo dos últimos 100 anos. O desenho humorístico variado e a cerâmica das Caldas da Rainha por outros artistas, assim como fotografia e documentação relacionadas com os Bordalo Pinheiro e a atividade do Museu, completam o espólio.

A coleção conta com cerca de 13 200 objetos distribuídos pelas seguintes categorias: Azulejaria, Cerâmica, Desenho, Equipamentos e Utensílios, Escultura, Documentação, Fotografia, Gravura, Mobiliário, Pintura e Têxteis. Pode ser feita uma pesquisa na coleção on-line.

O Museu dispõe ainda de uma biblioteca especializada que integra publicações periódicas de época e obras de referência para o estudo do contexto histórico e artístico de Rafael Bordalo Pinheiro, onde sobressaem o desenho humorístico, a caricatura e a cerâmica.