Os Monstros Estão Quietos!
Oficinas de Férias de Verão
1 a 12 de Julho de 2024
Crianças, Jovens
Duas semanas a tentar acordar os monstros que habitam o Museu Bordalo Pinheiro e a nossa imaginação, através da cerâmica, escrita criativa, stopmotion, ilustração, pop-up, e cinema de animação. Este promete ser o programa monstruoso mais divertido das férias em Lisboa.
Semana 1 (1 a 5 de julho)
1 de julho (10h00 – 13h00)
Receitas de Monstros
Vamos saber como se faz um monstro, seguindo uma receita, com ingredientes, modo de preparação, grau de dificuldade e tempo de conceção.
Escrita Criativa, Leonor Tenreiro
1 de julho (14h30 – 17h30)
Monstro debaixo da couve
Cucu, estou aqui, o monstro da couve! Consegues descobrir como é que eu sou? Quantos olhos? quantas bocas? E quantas pernas e braços? Com pedacinhos de barro vem criar este monstro que vive debaixo da couve.
Cerâmica, Mariana Ramos
2 de julho (10h00 – 13h00)
Monstraginários
Vamos misturar monstros; saber onde e como vivem; que desportos ou atividades praticam; o que gostam e não gostam; quais os seus medos e sonhos.
Escrita Criativa, Leonor Tenreiro
2 de julho (14h30 – 17h30)
Monstro de rabo de gato assanhado
Com rolos e rolinhos, bem escovadinhos vamos inventar uma criatura feita em barro e de muitos rabinhos.
Cerâmica, Mariana Ramos
3 de julho (10h00 – 13h00)
Menu do dia: políticos mal-dispostos
Os monstros estão cheios de fome, hoje para o almoço temos políticos mal-dispostos. Através da técnica de stopmotion vamos como fazer desaparecer aqueles políticos que estão sempre a gritar.
Stopmotion, Mariana Ramos
3 de julho (14h30 – 17h30)
Monstro escondido na boca do Lobo
Tens coragem de olhar pela boca do lobo e descobrir o monstro que lá se esconde? Com muito amassar vem dar forma ao barro e inventar esta criatura.
Cerâmica, Mariana Ramos
4 de julho (10h00 – 13h00)
Menu do dia: luzes, câmara e ações absurdas
É absurdo? desaparece ! Ridículo? é esmagado! Tenta ser engraçado? É corrido daqui para fora! Através da técnica de stopmotion vamos criar situações estapafúrdias e pequenos sketches muito divertidos.
Stopmotion, Mariana Ramos
4 de julho (14h30 – 17h30)
Monstro que engole trabalhos de casa
Com um pedaço de barro, fazemos uma grande bola. Nela abrimos uma boca gigante e escavamos uma grande barriga. Não vai haver TPCs que se safem!
Cerâmica, Mariana Ramos
5 de julho (10h00 – 13h00)
Menu do dia: Lixo que afinal é arte
Vais deitar isso fora? Espera talvez possa fazer qualquer coisa com isso!
Com isso e aquilo que costumam ir fora podemos transformá-los em obras de arte e registar todo o processo através do stopmotion.
Stopmotion, Mariana Ramos
5 de julho (14h30 – 17h30)
Monstro que não para de rir
Com bolas e bolinhas, coladas com muita lambujem vem dizer olá às criaturas incríveis escondidas no barro que não param de rir.
Cerâmica, Mariana Ramos
Semana 2 (8 a 12 de julho)
8 de julho (10h00 – 13h00)
Conversa de Monstros
Vamos criar diálogos entre monstros, com tiques de linguagem diferentes; sabendo que uns usam frases com letras repetidas, outros, onomatopeias, e outros, só monossílabos.
Escrita Criativa, Leonor Tenreiro
8 de julho (14h30 – 17h30)
Inspirar a imaginação
Na primeira tarde, conhecemos o fascinante imaginário de Bordalo Pinheiro através de uma breve visita à exposição do museu. Acompanhados de folhas e lápis, começamos por realizar alguns exercícios de observação e desenho, para aquecer as mãos e afinar o olhar. Depois desta breve visita e chegados ao espaço da oficina, dedicamo-nos então ao despertar da imaginação, com exercícios de desenho de personagens a partir de linhas, manchas e da observação de pequenos objetos.
Ilustração, Beatriz Bagulho e Inês Brito
9 de julho (10h00 – 13h00)
Coisas de monstros
Vamos saber quais as coisas que pior combinam com monstros… ou não! Que duplas e histórias fantásticas se poderão formar?
Escrita Criativa, Leonor Tenreiro
9 de julho (14h30 – 17h30)
O que é um Monstro?
Na oficina do segundo dia, mergulhamos no reino dos monstros, explorando a fundo este tema através da visualização de imagens, textos e vídeos. Falamos das origens de Monstros em várias culturas, e debatemos quais as ideias e emoções a que estão associados. A partir das descrições no livro de Jorge Luis Borges, “O Livro dos Seres Imaginários”, cada participante é desafiado a ilustrar uma criatura mitológica. A oficina é uma introdução ao processo de ilustração, passando pela pesquisa, por uma fase de esboços e estudos, e posteriormente pelo desenho final utilizando lápis, caneta e aguarelas.
Ilustração, Beatriz Bagulho e Inês Brito
10 de julho (10h00 – 13h00)
Monstrificação no papel
Vamos escolher animais e criaturas feitas por Bordalo Pinheiro para começar a inventar as nossas criaturas e desenhá-las sobre papel de cor.
Pop-up, origami, Pablo Devia
10 de julho (14h30 – 17h30)
Monstros do Dia-a-Dia
A terceira oficina inicia-se com a apresentação da coleção “Monstros lá de Casa” de Stanislav Marijanovic, uma dupla de livros que nos introduzem a vários monstros do quotidiano (o monstro da desarrumação, o monstro do medo do escuro, o monstro da vaidade, etc). Num exercício de grupo, os participantes são incentivados a expressar e inventar outros monstros do dia-a-dia. O grupo vai então ilustrando, num jogo de cadavre exquis, cada um destes monstros imaginários, escrevendo breves descrições sobre as criaturas inventadas, imaginando qual o habitat de cada criatura assim como as suas interações com o nosso mundo moderno.
Ilustração, Beatriz Bagulho e Inês Brito
11 de julho (10h00 – 13h00)
Animando a pequena criatura
Pequenos desenhos em papel dobrado para aprender a fazer pop-ups simples e jogar com nossas criaturas inventadas ou feitas com ajuda do trabalho de Bordalo Pinheiro. Pop-up, origami, Pablo Devia
11 de julho (14h30 – 17h30)
Qual o teu Monstro?
Nesta oficina debatemos o significado do medo, associado ao desconhecido, e como os Monstros podem ser personificações dessas emoções complexas. Cada criança é então desafiada a criar a sua própria criatura sobrenatural que encarna um medo do seu dia-a-dia. É a oportunidade de consolidar todos os conhecimentos e processos adquiridos nas outras oficinas, inventando um Monstro do seu universo pessoal, imaginando uma personalidade, temperamento, aparência e habitat. Ao ilustrarem um dos seus próprios medos, os participantes vivenciam a oportunidade de personificar as suas questões internas, aprofundando o auto-conhecimento e auto-estima. Ilustração, Beatriz Bagulho e Inês Brito
12 de julho (10h00 – 13h00)
Monstros gigantes escondidos na cor
Jogar com papel de maior escala e trabalhar com marcadores para fazer jogos de contornos, brilhos e sombras.
Pop-up, origami, Pablo Devia
12 de julho (14h30 – 17h30)
Catálogo de Monstros
A última oficina é dedicada à criação de um vídeo de apresentação com os vários monstros ilustrados durante a semana. Com apoio técnico das formadoras, os monstros são fotografados e postos em movimento através de animação digital. Finalizadas as descrições de cada monstro, os textos são gravados pelas crianças e colocados no vídeo. O resultado da semana é uma compilação em vídeo de um catálogo de monstros, que nos apresenta desde seres mitológicos a pequenos monstros do dia-a-dia, povoado com as criações em movimento dos jovens ilustradores.
Cinema de Animação, Beatriz Bagulho e Inês Brito
Datas
1 a 5 de Julho | 8 a 12 de Julho
10h – 13h – 14h30 17h30
Idades
8 aos 14 anos, inclusive
Preço
7,5€ por sessão por participante
Mais informações e inscrições
bilheteira@museubordalopinheiro.pt
Nota: O Museu não assegura aos participantes o espaço e o acompanhamento durante o período de almoço.