Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Conversas e etc.

CONVERSAS SOLTAS: GUERRA JUNQUEIRO E RAFAEL BORDALO PINHEIRO

Lançamento de livro

21 de Março de 2024

Adultos, Jovens

No próximo dia 21 de março, pelas 18h00, o Museu Bordalo Pinheiro realiza o lançamento do livro CONVERSAS SOLTAS: GUERRA JUNQUEIRO E RAFAEL BORDALO PINHEIRO, da autoria de Mariana Roquette Teixeira e Pedro Bebiano Braga, investigadores do Museu Bordalo Pinheiro.

A apresentação do livro estará a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins.

Este lançamento realiza-se ao mesmo tempo que se inaugura a exposição homónima, também dedicada à relação entre Bordalo e Junqueiro, e que estará patente no Museu até 30 de junho de 2024.

CONVERSAS SOLTAS: GUERRA JUNQUEIRO E RAFAEL BORDALO PINHEIRO é o sétimo livro da coleção Cadernos de Bordalo, uma iniciativa do Museu Bordalo que oferece ao público um conjunto de reflexões relacionadas com Rafael Bordalo Pinheiro, a sua obra e o seu tempo.

SOBRE O LIVRO
No ano em que se comemora o Centenário Guerra Junqueiro 1923-2023, ο Museu Bordalo Pinheiro dedica este caderno à relação de amizade de Junqueiro e Bordalo, dando a conhecer um conjunto de cartas inéditas pertencente ao seu acervo documental.
Trata-se de conversas soltas, em torno das quais percorremos diferentes momentos da ligação entre o poeta, político e colecionador Junqueiro e o caricaturista e ceramista Bordalo, começando em 1870, ano em que já se correspondiam, passando pela primeira colaboração em A Lanterna Mágica (1875) até à união de esforços durante a crise do Ultimato britânico, e terminando com Junqueiro na sua “fase filosófica” caricaturado por Bordalo, em 1902.
Que Junqueiro(s) Bordalo deu a conhecer nos seus jornais?

SOBRE OS AUTORES
Mariana Roquette Teixeira
é investigadora no Museu Bordalo Pinheiro desde maio de 2021, interessando-se por aprofundar a obra de Bordalo, enquanto artista plural. É doutorada em História da Arte – Museologia e Património Artístico pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, instituição com a qual colabora desde 2019, sendo professora convidada no Mestrado em Museologia e investigadora do Instituto de História da Arte.

Pedro Bebiano Braga é investigador no Museu Bordalo Pinheiro desde fevereiro de 2007, dedicando-se ao estudo da obra de Rafael Bordalo e tendo especial interesse no seu contributo para as artes decorativas. É mestre em História da Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL.

Data: 21 de março de 2024

Hora: 18h00

Local: Museu Bordalo Pinheiro

NOTA: No mesmo dia, à mesma hora, o Museu inaugura a exposição CONVERSAS SOLTAS: GUERRA JUNQUEIRO E RAFAEL BORDALO PINHEIRO

ENTRADA GRATUITA