O Museu Bordalo Pinheiro está a trabalhar a acessibilidade física dos seus espaços e a acessibilidade intelectual do seu acervo.
Estamos no Campo Grande em Lisboa. Dedicamos o nosso trabalho ao estudo, preservação e divulgação da obra de Rafael Bordalo Pinheiro.
Rafael Bordalo Pinheiro nasceu em 1846 e faleceu em 1905. Foi um artista com produção em áreas distintas: desenho, ilustração, pintura, jornais, cerâmica e decoração.
Pode admirar no Museu algumas das suas melhores obras, conhecer a personagem Zé Povinho e as cerâmicas que realizou na Fábrica das Caldas da Rainha. Dispomos de uma exposição no edifício principal, exposições de média e curta duração na Galeria de Exposições Temporárias e na Sala da Paródia.
Promovemos a inclusão social oferecendo um conjunto regular de atividades dirigidas a diferentes públicos e desenvolvendo projetos de continuidade com escolas, associações e organizações locais. O Museu integra a Comissão Social de Freguesias de Alvalade, uma rede de proximidade que tem como objetivo rentabilizar os recursos existentes na freguesia, e providenciar respostas sociais.
Chegar ao Museu Bordalo Pinheiro de transportes públicos:
- Estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa, a 433 metros de distância do Museu
- Autocarro Carris: paragem de autocarro, a 112 metros da entrada do Museu.
- Carreiras da Carris: 717, 736, 750, 767
O Museu possui dois lugares de estacionamento reservado. Visitantes com características específicas poderão estacionar neste espaço, mediante contacto prévio.
A entrada do Museu é feita por rampa com corrimão do lado direito. Há dois edifícios compostos por piso térreo e primeiro andar. Estão separados por um átrio coberto, sustentado por pilares. A bilheteira situa-se no edifício da direita. A porta de entrada é automática e a bilheteira tem balcão rebaixado com 75 cm de altura.
Os colaboradores da Bilheteira/Loja têm formação em atendimento a pessoas com características específicas.
Os pisos têm espaço de circulação para pessoas em cadeiras de rodas e carrinhos de bébé. Acede-se ao andar superior de ambos os edifícios por escadas e elevadores monta-cargas.
A Sala da Paródia é destinada a exposições temporárias. O acesso é feito exclusivamente por 4 degraus e não é acessível a pessoas em cadeira de rodas.
No rés-do-chão, junto à bilheteira existe um wc apto para pessoas com mobilidade condicionada e cadeira de rodas para utilização dos visitantes.
Estamos disponíveis para vos auxiliar no planeamento da visita através do email: servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt
Recursos inclusivos
- Documento preparatório da visita: este documento visa facilitar e tornar mais agradável a experiência de visita ao Museu Bordalo Pinheiro. Trata-se de um documento com escrita simples e composto por fotografias que ajudam a saber o que vai encontrar no museu. Nele pode ver os espaços do Museu e as normas de funcionamento. Nele explicamos como pode fazer a visita de forma fácil, divertida e segura. Queremos assim contribuir para uma agradável experiência.
- Guião pictográfico: guião impresso que reúne texto aumentado, linguagem simples e pictogramas.
- Guia com audiodescrição: peças descritas em formato áudio para pessoas cegas e/ou com baixa visão, disponível no site.
- Desenhos impressos em relevo, com Braille, destinados ao público com deficiência visual.
- Exemplares em cerâmica para manusear da Fábrica Bordalo Pinheiro, mediante solicitação prévia.
- Visitas guiadas regulares com audiodescrição para público cego e/ou com baixa visão: ver próximas visitas.
Estamos disponíveis para, em cooperação com os visitantes, desenvolver novos projetos e refletir sobre inclusão no Museu Bordalo Pinheiro. Agradecemos os contributos de todas as pessoas que nos visitam, a fim de melhorar a sua experiência.
Desejamos que se divirta no Museu Bordalo Pinheiro e queira sempre regressar.
Esta informação foi atualizada no dia 6 de maio de 2024.
Informações e marcações:
serviçoeducativo@museubordalopinheiro.pt