VIVÓ FANZINE!
Mostra de trabalhos do Curso de BD do Museu
18 a 26 de Março de 2023
Entre os dias 18 e 26 de março, o Museu Bordalo Pinheiro acolhe a exposição de curta duração Vivó Fanzine!, com curadoria de Penim Loureiro, Tiago Cruz e Inês Garcia.
A abertura oficial da exposição, que contará com a presença dos vários autores e dos curadores, acontece no dia 19 de março, pelas 14h00.
Vivó Fanzine é a mostra dos trabalhos originados no Curso de Banda Desenhada do Museu Bordalo Pinheiro e uma rampa para permitir a autores, veteranos ou estreantes, abordarem a sua criatividade através do meio de exposição narrativa que consideramos o mais democrático: a banda desenhada. Para além do acompanhamento feito nas aulas, quer a nível técnico, quer a nível de autores convidados, o sentido de comunidade, diversidade de linguagens e influências e a fomentação do gosto pela banda desenhada foram o foco que gerou esta mostra coletiva que aqui se apresenta.
Eis aí a motivação para o Curso de BD, Arte e Narrativa Como Um Só no Museu Bordalo Pinheiro, local bem apropriado para o efeito não fosse esta agora a casa da obra de Rafael Bordalo Pinheiro, um dos pais da 9ª Arte em Portugal. Com a passagem de editores também neste curso fica ainda a esperança de publicação dos integrantes do curso, não fosse ao desafio de criar uma obra curta para publicação que, para além desta possibilidade editorial, poderá significar ainda o ponto de partida para novos percursos autorais.
Dos resultados práticos falam as 8 curtas de BD inseridas na exposição, um reflexo positivo do curso ministrado pela coordenação composta por Inês Garcia, Penim Loureiro e Tiago Cruz e auxiliada por um leque de autores e convidados compostos por nomes como Ana Dias, Bruno Caetano, Carlos Páscoa, Carlos Silva, Daniel Maia, Dário Duarte, Duarte Gandum, Henrique Gandum, Jorge Deodato, Margarida Matias, Luís Louro, Patrícia Costa, Paulo Monteiro, Pedro Alves Martins, Rita Alfaiate, Sharon Mendes e Susana Resende, aos quais deixamos também o nosso profundo obrigado.
É de destacar a qualidade e diversidade gráfica dos trabalhos apresentados pelos formandos aqui em exposição, dos quais apenas constam algumas páginas, sendo eles Celina Adriano (O Sabor da Chuva), Francisco Lança (Casa e Chave), José Bandeira (6 curtas de 1 Página só), Luís Gama (Rainmaker), Marcius Assis (O Rei Morto), Patrícia Furtado (Eu e a minha amiga Sónia), Pedro Rodrigues (Em Busca da Pascisca) e Yury Borgen (Falling Without Kneepads).
A coordenação,
Inês Garcia, Penim Loureiro e Tiago Cruz
Datas
18 a 26 de março de 2023
Curadoria
Penim Loureiro, Tiago Cruz e Inês Garcia
A abertura da exposição decorre durante a Feira do Livro de BD do Museu Bordalo Pinheiro, que acontece nos dias 18 e 19 de março, entre as 11h00 e as 18h00.