Saltar diretamente para o conteúdo

Exposição Temporária

Ouvido Interno

Dez anos de Edições Quarto de Jade

13 de Outubro de 2021 a 7 de Janeiro de 2022

Esta exposição que se apresenta no Museu Bordalo Pinheiro, com início a 13 de Outubro de 2021, insere-se no âmbito comemorativo dos 10 anos de existência do selo editorial Quarto de Jade, complementando a exibição que decorreu entre Maio e
Junho na Livraria – Galeria Tinta nos Nervos.

Se na primeira mostra, desta colaboração entre a Livraria e o Museu, a incidência foi
no trabalho gráfico individual dos autores Maria João Worm e Diniz Conefrey, agora a
exposição – orgão do qual resulta o logótipo da Quarto de Jade – circunscreve-se exclusivamente a originais ou livros que foram publicados na chancela editorial que ambos partilham.

Foi após dois anos, em 2011, que o título Quarto de Jade passou de denominação do site, onde divulgamos e comercializamos o nosso trabalho, para transitar como nome do selo das nossas edições que então se estreava com a publicação do livro «Os Animais Domésticos».
Na sua linha editorial o Quarto de Jade respira uma vontade poética ao publicar narrativas, dando forma a imagens sequenciais, enquanto linguagem de fusão, além da simbiose entre texto e imagem. Nesse sentido tem realizado as suas edições em duas vertentes: o livro como objecto e a narrativa gráfica como ensaio.
Dos títulos que publicámos até agora poderíamos destacar «O Amor Perfeito» de Maria João Worm, «Os Labirintos da Água» de Diniz Conefrey a partir de textos de Herberto Helder, «Histórias Naturais» de Jules Renard, com ilustrações de
Maria João Worm, «Planície Pintada», enquanto colaboração de ambos, adaptando narrativas ameríndias para banda desenhada, «Floema Dorsal» de Diniz Conefrey ou o mais recente «Tu És os Meus Olhos» de Maria João Worm.

Maria João Worm (Lisboa, 1966)

A consciência do tempo levou-a ao cinema de animação na Escola António Arroio, depois fez um curso técnico/profissional de cerâmica. De escultura no Porto transferiu-se para pintura na Faculdade de Belas-Artes em Lisboa. Colaborou em revistas, livros e jornais, publicando ilustrações e narrativas gráficas. Tem usado a técnica de linogravura como “um encontro feliz entre escultura e pintura”. Das suas exposições de pintura e gravura destacam-se A colecção particular de “A” em 2006 na galeria Monumental e A Fonte das Palavras em 2013 na Casa das Histórias Paula Rego. Em 2012 recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, com o livro «Os Animais Domésticos», edições Quarto de Jade 2011.

Diniz Conefrey (1965)

Poeta ilustrador lisboeta que tem na Cidade do México uma morada sentimental. Adicionou à formação autodidacta o curso de desenho, na Sociedade Nacional de Belas-Artes. Nas últimas três décadas participa, como ilustrador e autor
de narrativas gráficas, em diversos jornais, revistas e editoras a par de ter efectuado alguns cursos de formação. Foi bolseiro do Estado mexicano em 2005, 2007 e 2015. Criou, com Maria João Worm, a chancela editorial Quarto de Jade onde tem vindo a publicar alguns livros da sua autoria. Simultaneamente, colaborou com a Pianola Editores além de ter mantido uma presença assídua na revista Cão Celeste. É autor dos livros de poesia «No coração de Agave»– Douda Correria, 2017, «Afluentes de Adobe», com Alexandre Sarrazola e Maria João Worm – Quarto de Jade, 2018 e «Um fio atravessa a noite» – Companhia das Ilhas, 2020.

Inauguração
13 de outubro, às 18h30 // Entrada livre neste dia

Datas
13 de outubro de 2021 a 7 de janeiro de 2022

Horário
3ª feira a Domingo, das 10h00 às 18h00 

Informações
bilheteira@museubordalopinheiro.pt // T. 215 818 544/0

Ver Folha de Sala