“Bordalo não gostava de fadistas!…”, de Pedro Félix

Lançamento da coleção "Cadernos de Bordalo" (online)

2 de Março de 2021

Adultos, Famílias, Jovens

Na próxima terça-feira, dia 2 de março, o Museu Bordalo Pinheiro realiza a apresentação do livro Bordalo não gostava de fadistas!…, da autoria do investigador Pedro Félix. A apresentação estará a cargo de Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, e contará com a participação do próprio autor.

Bordalo não gostava de fadistas!… é o primeiro livro da nova coleção Cadernos de Bordalo, uma iniciativa do Museu Bordalo que oferece ao público um conjunto de reflexões relacionadas com Rafael Bordalo Pinheiro, a sua obra e o seu tempo.

Sobre o livro
O fado é um universo de prática musical que tem estado constantemente presente no contexto cultural português dos últimos 150 anos. Nenhum autor lhe pode ficar indiferente e alguns estabelecem relações intelectuais complexas com aquele género e a sua comunidade de praticantes. Rafael Bordalo Pinheiro é um desses casos. Figura destacada do meio cultural lisboeta da segunda metade do século XIX e um dos mais relevantes artistas plásticos que ambicionava um Portugal moderno, estatuto a que poucos assenta com tanta propriedade, Bordalo tem uma obra de grande densidade, profundidade e detalhe que se constitui como uma via para refletir sobre o país, o contexto do fado, e o seu lugar na sociedade lisboeta de oitocentos. O presente caderno dedica-se a brevemente explorar essas dimensões, propondo caminhos que julgamos úteis para quem tem no fado o seu objeto, mas também para a compreensão da pluralidade e complexidade de Bordalo.

“Sou da última geração em que existiam bolsas de resistência ao fado enquanto universo ligado a uma maneira resignada de ser português. Por isso, quando me tornei antropólogo, poucos escreviam sobre fado e assim tive a oportunidade de participar em processos fundamentais para a sua patrimonialização, nomeadamente a preocupação com os documentos sonoros a que agora estou dedicado, coordenando a equipa instaladora do Arquivo Nacional do Som. Nos desenhos de Bordalo vi as raízes dessa resistência.” Pedro Félix

Autor: Pedro Félix – Antropólogo, Coordenador da equipa instaladora do Arquivo Nacional do Som

Data: 2 de março

Hora: 18h00