Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Exposição Temporária

VÍRUS

Desenhos de André Ruivo

18 a 26 de Março de 2023

Entre os dias 18 e 26 de março, o Museu Bordalo Pinheiro recebe a exposição VÍRUS, de André Ruivo. Nesta exposição-relâmpago, com a duração de oito dias, poderemos ver dezenas de desenhos originais de André Ruivo que registam, com o bom humor e a ternura que caraterizam o trabalho do artista, o evoluir da pandemia da Covid-19 em Portugal.

A abertura oficial da exposição acontece no próximo dia 19 de março, pelas 15h00, com uma conversa que contará com a presença da Dra. Graça Freitas, antiga Diretora-Geral da Saúde, do designer Jorge Silva e do próprio autor.

A data não foi escolhida por acaso: assinala os três anos do primeiro estado de emergência e do primeiro confinamento obrigatório em Portugal, que tiveram início a 19 de março de 2020.

Os desenhos patentes nesta exposição foram publicados em 2021 em livro homónimo: VÍRUS, publicado pelas Edições Xerefé. Conforme se lê no prefácio do livro, assinado por João Pinharanda, “as doses administradas pelo artista parecem homeopáticas, tal é a leveza de cada cartoon; mas cada um deles é um poderoso projéctil lançado pelo farmacêutico Ruivo…(…) o humor viral de André Ruivo é  mais inteligente que todas as vacinas que dele nos poderiam proteger. É um humor que se insinua no sistema imunitário (…) que vai progressivamente tomando conta do organismo de quem o vê-lê.”

André Ruivo (Lisboa, 1977) vive e trabalha em Lisboa. Fez a Licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e o Mestrado em Cinema de Animação no Royal College of Art em Londres, Inglaterra. Trabalhou como Ilustrador para a imprensa nos jornais Público, O Independente e Combate, revistas Visão, Ler e Op, e editoras &etc e Associação Chili com Carne. Realizou os filmes “A Fantasista ” (2003) e “O Campo à Beira Mar” (2015). Publicou livros através da The Inspector Cheese Adventures em colaboração com editoras independentes como “Bug” (2001), “Retratos” (2017) “Abraços” (2018) “Vírus” (2021) e “HOT” (2022). Em 2022, foi um dos artistas que participou no programa de Residências Artísticas do Museu Bordalo Pinheiro, que resultou na publicação do livro “VOTA!” (Xerefé Edições/Museu Bordalo Pinheiro).

Datas
18 a 26 de março de 2023

Inauguração
19 de março de 2023, às 15h00
Com a presença do designer Jorge Silva e do próprio autor
ENTRADA LIVRE

Organização
Museu Bordalo Pinheiro e André Ruivo