Voltar à página anterior. Exposição Temporária

Eduardo Salavisa pelo traço dos amigos

9 a 29 de Novembro de 2020

Eduardo Salavisa (1950-2020) é um nome incontornável do desenho e da sua divulgação em Portugal. O seu gosto por desenhar o quotidiano levou-o a preencher dezenas de cadernos.

Foi um dos fundadores dos Urban Sketchers Portugal, um grupo com quem partilhava essa paixão.

Em 2008, editou Diários de Viagem – Desenhos do Quotidiano, onde reuniu trabalhos de 35 autores contemporâneos e o livro tornou-se como que um documento fundador do movimento dos desenhadores do quotidiano.

Para além de desenhar, o Eduardo também gostava de divulgar o desenho. Por isso organizava e participava em inúmeras iniciativas: encontros de desenho, conferências, cursos, exposições e o que mais a sua imaginação criava. Deve ser difícil encontrar uma cidade portuguesa que não o tenha recebido!

Foi assim que o seu caminho se cruzou, naturalmente, com o Museu Bordalo Pinheiro, onde partilhamos o gosto do desenho pela mão do grande mestre Rafael.

Eduardo Salavisa a desenhar no seu diário gráfico no Museu Bordalo Pinheiro
Eduardo Salavisa no Museu Bordalo Pinheiro, 2016

De uma forma muito empenhada e envolvida, colaborou em várias iniciativas:

Mais do que visita da casa, Eduardo era desta casa.

Em Março deste ano de 2020, foi diagnosticado a Eduardo Salavisa um cancro que o viria a vitimar a 6 de novembro.

No processo da doença, quis desenhar as pessoas mais próximas, que o visitaram em casa. Para isso escolheu um cenário como acontecia nos retratos que se tiravam nas “idas ao fotógrafo” desde o final do século XIX.

A escolha para este cenário solene, que ficaria para a posteridade, foi um cadeirão que encontrara abandonado anos antes. Por ali passaram os seus amigos e todos os que quiseram estar com ele num momento tão difícil da sua vida.

Depois, a editora Afrontamento quis passar esses desenhos a livro, com o título Caderno de Retratos – Memórias Imperfeitas, e o Eduardo propôs ao Museu Bordalo Pinheiro fazer uma exposição com eles: Um Cadeirão e 96 Retratos.

Aqui, o Eduardo continuou a desenhar as pessoas que o visitaram neste espaço e o nome da exposição foi evoluindo à medida que os novos desenhos eram colocados na parede: Um Cadeirão e 96 Retratos+28+49+14

Os amigos que o visitaram não deixaram, também eles, de desenhar o Eduardo, e também esses desenhos vieram enriquecer a exposição.

Eduardo Salavisa pelo traço dos amigos

Com esta página, queremos homenagear o Eduardo e o seu enorme legado em ter contribuído para uma dignidade cada vez maior do desenho e do gosto em desenhar, e assinalar o carinho com que sempre tratou este Museu, onde o desenho é figura principal.

Rafael Bordalo Pinheiro teria, com certeza, gostado muito de desenhar com ele!

Desenho de Eduardo Salavisa da montagem da exposição "Um Cadeirão e 96 Retratos", 2020
Desenho de Eduardo Salavisa da montagem da exposição “Um Cadeirão e 96 Retratos”, 2020
Fachada do Museu Bordalo Pinheiro, desenho de Eduardo Salavisa