Projetos de continuidade
Serviço Educativo
Todo o Ano
Adultos, Escolas
Os projetos de continuidade do Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro resultam de parcerias com instituições de ensino e sociais próximas da comunidade com vista à criação de lugares de partilha de pensamento sobre a sociedade em que vivemos, tendo por inspiração a visão artística e crítica humorística de Rafael Bordalo Pinheiro.
Apostamos numa lógica de colaboração, através do estabelecimento de várias parcerias com instituições, cuja missão possa cruzar-se com a do Museu Bordalo Pinheiro, com o objetivo de enriquecer os nossos recursos e visão sobre a programação e intervenção nas comunidades.
Bordalo ao espelho: Dezembro 2021Estato critico: Novembro 2021Bordalo, e tu que tens para nós.contar: Novembro 2021Um mergulho com o Zè Povinho: Fevereiro 2023.O Museu vai ao hospital: Novembro 2022
Conheça os projetos de continuidade do museu
BORDALO AO ESPELHO
O projeto «Bordalo ao Espelho» resulta de uma parceria entre o Museu Bordalo Pinheiro e o Centro de Dia Rainha Dona Maria, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito de um projeto de mediação cultural de longa duração. O objetivo é trabalhar a obra de Rafael Bordalo Pinheiro e os seus múltiplos sentidos na construção de memórias biográficas em relação com o acervo do artista. Nesse lugar de troca contínua, os participantes (mediadores do museu, técnicos e público) refletem sobre liberdade de pensamento e de expressão, exercício crítico, argumentação e debate, tendo o humor como pano de fundo.
Data de início: Dezembro de 2021
BORDALO, E TU QUE TENS PARA NOS CONTAR
Inspirada na obra cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro, a escritora Luísa Ducla Soares escreveu, em 2021, o livro Bordalo, o que tens para nos contar?, ilustrado por Ana Sofia Gonçalves. No ano letivo de 2021/22, o Museu lançou um desafio a todas as turmas da Escola de 1º ciclo dos Coruchéus, do Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor, em Lisboa. Os alunos vieram, em primeiro lugar, conhecer o Museu e o livro. Depois, contar-nos-iam as suas histórias, inspirados pelo universo das fábulas. Este projeto culminará em junho de 2023 com uma exposição, na Escola, dos cenários e personagens destas histórias, realizados em três dimensões, em cerâmica, pelos participantes.
Data de início: Novembro de 2021
O MUSEU VAI AO HOSPITAL
Dentro do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, existe uma escola que faz parte do Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor. As crianças e adolescentes que, por diversos motivos, tenham de sair de suas casas para atravessar um processo de internamento não perdem o contacto com a escola. “O Museu vai ao Hospital” é uma visita de estudo ao contrário (bem ao espírito bordaliano!) que procura levar a vida e a obra de Rafael Bordalo Pinheiro àquelas crianças, abordando temas como a cerâmica, autorretrato e autocaricatura.
Data de início: Novembro de 2022
UM MERGULHO COM O ZÉ POVINHO
O Agrupamento de Escolas Piscinas dos Olivais, de Lisboa, traz as suas turmas de 7º e 9º anos ao Museu Bordalo Pinheiro para conhecer a figura do Zé Povinho. Esta personagem, criada por Bordalo em 1875, é, ainda hoje, reconhecida como símbolo do povo português. No âmbito das disciplinas de História, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual trabalhamos a figura do Zé Povinho, as causas que, segundo o Bordalo Pinheiro, o deviam mover, bem como as causas que movem os alunos hoje em dia.
Data de início: Fevereiro de 2023
ESTADO CRÍTICO
O projeto «Estado Crítico» realiza-se em parceria com a Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa. É um projeto artístico, que conta com a participação do fotógrafo Vitorino Coragem. Nesse lugar de troca continua, os participantes irão construir dinâmicas de trabalho assentes na liberdade de pensamento e de expressão, exercício critico, argumentação e debate, tendo o humor e como pano de fundo. O resultado do projeto «Estado Crítico» será apresentado na Bienal de Artes e Educação 2023.
Data de início: Novembro de 2021
Conheça aqui o Programa de Atividades para Escolas do Museu Bordalo Pinheiro (ano letivo 2022/23)
Mais informações
servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt