Voltar à página anterior. Conversas e etc.

«Bordalo, que tens para nos contar?», de Luísa Ducla Soares

Lançamento de livro (online)

26 de Novembro de 2021

1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Escolas, Famílias, Pré-escolar

Era uma vez uma escritora, uma ilustradora e um artista… que se encontraram no Museu Bordalo Pinheiro. Desse encontro, resultou um livro irrequieto que começa com uma pergunta: «Bordalo, que tens para nos contar?»

Luísa Ducla Soares antes de ser escritora quis ser ceramista, visitou o Museu Bordalo Pinheiro e criou histórias singulares que deram vida aos animais, homens e objetos que Rafael Bordalo Pinheiro modelou há mais de 100 anos. Ana Sofia Gonçalves juntou-se e, com a sua imaginação, criou cenários e lugares inventados onde estas histórias poderiam ter acontecido.

Este encontro vai acontecer outra vez, numa sessão zoom, no dia 26 de Novembro, às 10h30, para apresentarmos o livro Bordalo que tens para nos contar? a todos os futuros leitores e apaixonados por lugares imaginados.

A primeira parte da sessão, que contará com uma apresentação do livro por parte das autoras, será transmitida via live streaming através do Facebook do Museu. A segunda parte da sessão, aberta a todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico e outros interessados, decorrerá numa sessão zoom fechada.

A participação nesta sessão é gratuita, mediante inscrição obrigatória para servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt

Luísa Ducla Soares
Nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa. Colaboradora de diversos jornais e revistas. Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa bem como em poesia, publicou mais de uma centena de obras neste domínio. Junto de escolas e bibliotecas, desenvolve ações de incentivo à leitura. Recusou, por motivos políticos, o Grande Prémio de Literatura Infantil com que o SNI — Secretariado Nacional de Informação — pretendeu distinguir o seu livro História da Papoila, em 1973. Em 1980 foi galardoada com o prémio Octogone pelo seu livro Os Ovos Misteriosos, a que se seguiram outros prémios literários, nomeadamente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ana Sofia Gonçalves
Artista Plástica, ilustradora, cenógrafa e professora. Nasceu em Lisboa, em 1979.  Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2003. Em 2005 tirou o Curso de Ilustração Infantil no Ar.Co e, em 2012, concluiu o Mestrado em Ensino das Artes Visuais da Universidade de Lisboa. Ana Sofia Gonçalves trabalha sobre memórias e sensações de infância, mas também sobre histórias de um mundo onírico em que os animais adquirem personalidade e vida própria. Colabora com a Fábrica Bordallo Pinheiro com ilustrações de sardinhas para a coleção “Sardinhas by Bordalo”.

26 de novembro de 2021

Online, via zoom/live streaming

Participação gratuita, mediante inscrição obrigatória para servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt