Voltar à página anterior. Outros eventos

O Rosto da Justiça

Convite para participação na performance colaborativa com Ana Fonseca

24 de Setembro a 13 de Outubro de 2021

Adultos, Crianças, Famílias, Jovens

O ROSTO DA JUSTIÇA é uma obra colaborativa, desenvolvida pela artista Ana Fonseca, onde o público é convidado a criar tanto o rosto da justiça atual/real, como o da justiça ideal. Estas imagens da Justiça serão construídos entre a artista em residência no Museu Bordalo Pinheiro e os convidados, a partir de uma aplicação para a construção de retratos-robô, e através de entrevistas individuais com uma duração de sensivelmente 20 minutos.

Todos teremos uma visão sobre o que é a Justiça. Essa visão está marcada pela herança cultural e historicidade da pessoa. Esta proposta confere ao participante a hipótese de contribuir com a sua visão pessoal para este tema, num processo que posteriormente será justaposto com a iconografia da justiça e contextualizado dentro dos restantes retratos que sejam produzidos.

Essa criação não tem de seguir os cânones de representação. No entanto, a Justiça terá de ser uma pessoa. Essa pessoa “ideal” pode variar em idade, fisionomia e expressão facial dentro das opções dadas pela aplicação a utilizar.

A construção do retrato-robô é feita através de um processo de mediação onde é pedido, aos participantes, que pensem em cada elemento que constitui a fisionomia de um rosto, conferindo-lhe expressividade e adicionando-lhe emoções.

Esta obra insere-se no projeto J-U-S-T-I-Ç-A, apresentado ao programa de Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, que decorre entre 13 de Setembro e 13 de Outubro de 2021.

Assim, convidamos todas as pessoas, de qualquer idade, a participar nesta obra colaborativa, até ao dia 13 de outubro de 2021, e mediante marcação prévia através do e-mail info@museubordalopinheiro.pt

Qualquer pessoa

Datas:
Todos os dias – exceto segundas-feiras – até 13 de outubro de 2021

10.00h – 17.30h

Museu Bordalo Pinheiro

Artista: Ana Fonseca

Marcações através do envio de email para info@museubordalopinheiro.pt