Voltar à página anterior. Conversas e etc.

Feira do Livro Ilustrado e de BD

Mercado do livro, oficinas, visitas e outras atividades

20 a 21 de Maio de 2023

Adultos, Famílias, Jovens

No fim-de-semana de 20 e 21 de maio, entre as 11h00 e as 18h00, o Museu Bordalo Pinheiro organiza a Feira do Livro Ilustrado e de BD, de entrada livre, em parceria com as livrarias Cult., Legendary Books e Tinta nos Nervos.

Esta feira realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, que o museu organiza entre os dias 18 e 21 de maio, com uma programação variada.

Durante a Feira do Livro Ilustrado e de BD realizam-se diversas atividades de participação gratuita: uma oficina de tipografia para famílias, uma oficina de banda desenhada, uma sessão de caricaturas e duas oficinas de impressão de marcadores em cianotipia.

Além destas atividades, recebemos ainda uma conversa em torno da exposição BD PORTUGUESA. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja, com a participação de Cristina Gouveia, Filipe Abranches, Miguel Rocha e Paulo Monteiro; e uma visita de comissária à exposição Fora do quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugal, com Sónia Brochado.

Por fim, na Feira do Livro Ilustrado e de BD ninguém passa fome: há comes e bebes, cortesia da Legendary Books.

A participação nas diversas atividades e a entrada na Feira são gratuitas.

Venha comemorar connosco o Dia Internacional dos Museus!

ENTRADA LIVRE NO MUSEU

11h00 – 18h00Feira do Livro Ilustrado e de BD com as livrarias Cult.Legendary Books e Tinta nos Nervos

11h00Oficina de Tipografia para famílias com a Tipografia do Papeleiro Doido
Destinatários: famílias (um adulto e uma criança)
Vamos sujar muito as mãos nesta oficina. Traga roupa velha!
[ESGOTADO]

15h00Conversa em torno da exposição BD PORTUGUESA. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja, com a participação de Cristina GouveiaFilipe AbranchesMiguel RochaPaulo Monteiro

15h00Oficina de Banda Desenhada com Tiago Cruz
Destinatários: crianças e jovens a partir dos 10 anos
Atividade gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail bilheteira@museubordalopinheiro.pt

16h30Visita de Comissária à exposição Fora do quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugal, com Sónia Brochado.

Oferta da capa de um jornal bordaliano (cópia digital) a todos os nossos visitantes com a data do seu aniversário.

ENTRADA LIVRE NO MUSEU

11h00-13h00: Sessão de caricaturas com Pedro Ribeiro Ferreira
Atividade gratuita – basta aparecer e deixar-se caricaturar!

15h00: Primeira Oficina de cianotipia para pausar livros, com a Oficina Fritta
Nesta oficina, vamos misturar Ferrocianeto e Citrato de Ferro Amoniacal para imprimir cianotipias botânicas. Este procedimento – que é menos complicado do que soa – permite a todas as pessoas criar a sua composição a partir de material vegetal do Jardim do Campo Grande, e gravá-la para sempre no papel. Para revelar a imagem, vão ser utilizados químicos de origem mineral, água e sol; o que faz com que esta oficina seja adequada para todas e todos os que queiram experimentar o agrado de guardar um pouco da primavera num marcador de livros, de forma sustentável e despreocupada.

16h30: Segunda Oficina de cianotipia para pausar livros, com a Oficina Fritta

ENTRADA LIVRE