Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Conversas e etc.

“Através do traço. Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1867-1920)”, de Mariana Caldas de Almeida

Lançamento de livro (online)

12 de Março de 2021

Adultos, Famílias, Jovens

No próximo dia 12 de março, o Museu Bordalo Pinheiro realiza o lançamento do livro Através do traço. Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1867-1920), da autoria de Mariana Caldas de Almeida, historiadora e investigadora no Museu Bordalo Pinheiro. A apresentação do livro estará a cargo da investigadora Maria Virgílio Cambraia Lopes.

A transmissão do lançamento, via live streaming, decorrerá na página de Facebook do Museu Bordalo Pinheiro.

Através do traço. Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1867-1920) é o segundo livro da nova coleção Cadernos de Bordalo, uma iniciativa do Museu Bordalo que oferece ao público um conjunto de reflexões relacionadas com Rafael Bordalo Pinheiro, a sua obra e o seu tempo.

Sobre o livro
O trabalho artístico de Manuel Gustavo, filho primogénito de Rafael Bordalo Pinheiro, permanece ainda hoje pouco conhecido do grande público, apesar da sua vasta obra gráfica e cerâmica. A estreia como desenhador humorista em 1884 n’O António Maria assinalou o início de uma colaboração ativa nas diversas revistas de humor paternas, tendo também trabalhado como autor de banda desenhada e ilustrador em diferentes publicações e obras literárias. Nas Caldas da Rainha, onde fundou a Fábrica Bordalo Pinheiro em 1908, herdeira da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, realizou uma obra cerâmica de forte influência Arte Nova e deu continuidade à produção dos modelos de Rafael Bordalo Pinheiro, sobre os quais inovou de forma original e criativa. Recorrendo ao trabalho de investigação que originou a exposição “Através do Traço”, realizada no Museu Bordalo Pinheiro em 2013, recordamos aqui o Homem e Artista e damos a conhecer os aspetos de relevo da sua obra desenhada, relacionando-a com diversas fontes de inspiração nacionais e internacionais.

A autora deste segundo número dos Cadernos de Bordalo, Mariana Caldas de Almeida, é uma “bordaliana” convicta desde 2005, ano em que se iniciou nas lides do estudo do insigne artista Rafael Bordalo Pinheiro. Trabalha desde esse ano no Museu Bordalo Pinheiro onde faz investigação sobre imprensa humorística, fotografia e a obra cerâmica de Rafael Bordalo, publicando e expondo diverso material inédito que tem vindo a contribuir para a divulgação das coleções de Arte do Museu e para o conhecimento da obra artística da família Bordalo Pinheiro.

Data: 12 de março

Hora: 18h00

Linkhttps://www.facebook.com/MuseuBordaloPinheiro

Evento gratuito