Quando Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) criou o Zé Povinho, num desenho nas páginas centrais de A Lanterna Mágica, de 12 de junho de 1875, a sua carreira, apesar de promissora, estava apenas no início. A partir daí, a personagem voltaria a aparecer em centenas de páginas de jornal ou cerâmicas de Bordalo.

O Museu Bordalo Pinheiro tem vindo a desenvolver uma série de recursos, que lhe permitirão aprofundar o conhecimento sobre esta personagem, provavelmente a mais famosa personagem ficcional portuguesa, que em 2025 fez 150 anos.
Entre esses recursos, encontra uma webpage introdutória onde pode ver algumas páginas de jornais de Bordalo onde surge o Zé Povinho; um texto do historiador José-Augusto França, um dos maiores estudiosos da obra de Bordalo, que nos apresenta Zé Povinho; e ainda uma webpage dedicada aos Zé Povinhos feitos por outros autores.