Voltar à página anterior. Cerâmica

Prato “Mesa Posta”

Rafael Bordalo Pinheiro, 1897

Prato para suspensão “Mesa Posta”, 1897. Rafael Bordalo Pinheiro MRBP.CER.0252 © Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa
MRBP.CER.0252 © Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa

Invulgar pela sua dimensão monumental, esta peça de suspensão apresenta-nos uma natureza morta composta por alimentos prontos a ser cozinhados, dispostos sobre uma toalha franjada. Produtos do mar, da horta, da capoeira, do pomar e da vinha são tratados no mesmo gosto naturalístico pelo qual o artista ficaria conhecido. É digno de nota o virtuosismo cerâmico na representação da cestaria tradicional, reforçando-lhe a veracidade.

Rafael Bordalo realizou muitos outros pratos decorativos, de diversos formatos, nos quais explorou a temática da natureza morta ou apresentou pedaços de natureza viva, com a fauna e a flora nacionais a pontuarem o seu esforço no sentido de uma identidade para a arte portuguesa. Esta peça foi encomendada por Adriano Júlio Coelho, comerciante e amigo do artista. Veio a ser oferecida ao Museu pelo filho daquele, em 1932. Apenas se conhecem outros dois pratos semelhantes, sendo este o que obteve melhor resultado plástico.