Voltar à página anterior. Livros _Rafael Bordalo Pinheiro

Rafael Bordalo Pinheiro, 1872

Texto e Ilustração: Rafael Bordalo Pinheiro

1872, Lisboa

Em 1872, com 26 anos, Bordalo publica os Apontamentos de Raphael Bordallo Pinheiro sobre a Picaresca Viagem do Imperador de Rasilb pela Europa a propósito da passagem por Portugal do Imperador do Brasil, D. Pedro II, no ano anterior.

O artista conta a história de uma viagem fictícia do Imperador através de uma animada sequência de ilustrações. Com apenas “oito dias e dezeseis mil e duzentos réis para fazer a viagem do mundo”, D. Pedro II passa por diversos países, cumprimenta personalidades e sociedades científicas, visita museus e monumentos.

Nesta sátira Rasilb é um anagrama de Brasil, Portugal é chamado de Valle de Andorra Junior e a Princesa Isabel, filha do Imperador, de Princeza Zuzu-Bibi-Toto-Fredegundes-Cunegundes.

gravura com o Imperador a andar de bicicleta pelo mundo - do livro Picaresca Viagem do Imperador do Rasilb pela Europa, 1872, excerto da p. 5
Picaresca Viagem do Imperador do Rasilb pela Europa, 1872, excerto da p. 5

A obra é considerada um dos primeiros álbuns de banda desenhada em Portugal e o seu sucesso levou à publicação de três edições atualizadas, logo no ano do lançamento.

Centrada num personagem, a história perpassa diversas pranchas que destacam peripécias, com humor, em diferentes situações. Vale a pena notar alguns recursos gráficos, como o uso de grandes parênteses para separar um determinado assunto ou o desenho de uma folha de parreira como censura de um quadrinho.

Biblioteca do Museu também integra a reedição fac-similada das três edições do álbum de 1872, que foi publicada pela Bedeteca em 1996, sob a coordenação geral de João Paulo Cotrim, com introdução de António Dias de Deus e de Leonardo de Sá.