Voltar à página anterior. Fotografia

Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha

Autor não identificado, cerca 1889

MRBP.FOT.0693 © Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa

Fotografia do Pavilhão principal de Exposição e Vendas da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, onde se localizava a sala de exposição dos produtos e as oficinas de loiça artística e modelação. O edifício, composto de corpo central elevado, com telhado de inspiração oriental, e dois corpos laterais de piso térreo, foi projetado por Rafael Bordalo Pinheiro e construído com materiais produzidos na Fábrica, datando de 1885 a área do Pavilhão e parque. O projeto arquitetónico e a decoração de fachada eram originais pela forma, policromia e texturas empregues. Dotado de azulejo, ornatos cerâmicos e painéis figurativos, no corpo central, destacam-se dois grandes painéis de faiança com malvaíscos cor-de-rosa e, entre eles, em moldura circular, uma serpente envolta no monograma da Fábrica.