Voltar à página anterior. Documentação

Caderno de Rafael Bordalo Pinheiro

1899

Agenda, 1899 Rafael Bordalo Pinheiro MRBP.ESP.DOC.0118.31 © Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa
MRBP.ESP.DOC.0118.31 © Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa

Caderno de Rafael Bordalo Pinheiro com anotações sobre várias peças de cerâmica, nomeadamente a Jarra Beethoven, encomenda de José de Mascarenhas Relvas (1858-1929). Cerca de metade da agenda é relativa à execução do caixote destinado ao transporte da Jarra Beethoven, provavelmente de Lisboa para o Rio de Janeiro, em 1899, conforme indicam as datas referidas no caderno.

*A Jarra Beethoven é uma obra de cerâmica emblemática de Bordalo Pinheiro com uma história curiosa. Foi modelada pelo artista em Portugal como resposta a uma encomenda de José Relvas para a Casa dos Patudos, em Santarém. Porém, este não pôde ficar com a peça devido à sua enorme dimensão. Sem comprador em Portugal, Rafael levou,em 1899, a Jarra para o Brasil. Aqui também não encontrou comprador, tendo inclusive promovido uma tombola de 1000 bilhetes para sortear a jarra. O número premiado ficou por vender e a peça acabou por ser oferecida ao Presidente da República daquele país, Campos Sales, destinada à sala de Música do Palácio do Catete (Palácio Presidencial no Rio deJaneiro).
A Jarra Beethoven encontra-se na Sala Aloísio Magalhães do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. O Google Arts& Culture oferece uma visita virtual a esta área.
O Museu Bordalo Pinheiro possui documentação e desenhos que fazem parte da biografia da peça, como a aventura do seu transporte para o Brasil.

Objetos relacionados