Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Exposição Temporária

SPAM CARTOON

Animação de guerrilha

17 de Maio a 8 de Setembro de 2024

No próximo dia 17 de maio (sexta-feira), pelas 18h30, o Museu Bordalo Pinheiro inaugura a exposição SPAM CARTOON. Animação de Guerrilha.

Nesta exposição, trazemos até ao museu vídeos e desenhos de André Carrilho, Cristina Sampaio, João Fazenda e Tiago Albuquerque realizados para o Spam Cartoon da RTP, programa que comenta temas da atualidade, as polémicas e as grandes figuras políticas, através do cartoon animado.

Desenho de Tiago Albuquerque.

Em 2006, a internet já tinha começado a virar o mundo da imprensa de pernas para o ar. Ainda sem a influência das redes sociais, as redações continuavam a escrever jornais tal como dantes, mas o papel vendia cada vez menos. O mundo inteiro já estava em processo de migração para a internet, um meio que permitia imagem, som, movimento, interação e, mais tarde, partilha nas redes sociais. Como se podia posicionar o cartoon perante esta nova realidade? Era obvio então, para muitos criadores, que a fronteira entre imprensa escrita e audiovisual, entre jornais, televisão e net, se iria eventualmente esbater, por mais que tal parecesse ainda longínquo. 

Uma equipa de conspiradores multidisciplinares composta por João Paulo Cotrim, André Carrilho, Cristina Sampaio, João Fazenda, e mais tarde Tiago Albuquerque, propôs-se a inventar um formato de cartoon audiovisual, com o apoio de António José Teixeira, atual Diretor de Informação da RTP. 

Desenho de João Fazenda.

Spam cartoon nasceu da vontade coletiva de afirmar a voz do cartoon editorial necessária, hoje e amanhã, seja em que suporte for. Portugal é agora um caso isolado no mundo, um país onde um canal de televisão estatal assegura que o poder político é confrontado por animações humorísticas de atualidade, semanais, dando liberdade a cartunistas para o fazer. E, a par de incontáveis gestos de apoio, há represálias frequentes, indignadas não com a violência da espuma dos dias nos noticiários, as guerras, a fome, as desigualdades, as injustiças, mas com bonecos que chamam atenção para tudo isso. 

Hoje mais do que nunca, o objeto de qualquer cartoon tem de ser a constante reflexão sobre o mundo que nos rodeia, sem nunca pretender dissociar os criadores, e o publico em geral, dessa realidade. O nome da série pode insinuar que estes cartoons são sobre algo incomodo e mundano, de difícil resolução, que nos ultrapassa, com que somos obrigados a lidar. Isso é verdade, embora com uma pequena nuance: SPAM somos todos nós.

Inauguração
17 de maio de 2024
18h30 – 20h30
ENTRADA LIVRE

Datas
17 de maio a 8 de setembro de 2024