Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Exposição Temporária

Menezes Ferreira

Capitão de Artes

12 de Setembro de 2014 a 4 de Janeiro de 2015

Pelo Centenário da Grande Guerra, o Museu Bordalo Pinheiro recordou João Menezes Ferreira (1889-1936), oficial do exército Português que participou naquele conflito, tendo-o descrito e desenhado.

Através da sua reportagem escrita e ilustrada, Menezes Ferreira foi o responsável por uma das obras mais emblemáticas da Primeira Guerra Mundial em Portugal, João Ninguém, Soldado da Grande Guerra

Com esta exposição, comissariada por Osvaldo Macedo de Sousa, o Museu Bordalo Pinheiro recuperou a obra pouco conhecida de um artista que integrou o primeiro Modernismo Português. Como refere Teresa Leal:

«Menezes Ferreira foi um jovem membro fundador da Sociedade de Humoristas Portugueses, presidida pelo seu amigo Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (artista e filho de mestre Rafael), tendo exposto trabalhos de cunho modernista nos vários salões. Oficial de carreira, a sua especial apetência pela temática da esfera militar foi alimentada pela sua presença lúcida em “teatro de guerra”, mas, sem perder o humor no traço. A ilustração histórica e contemporânea e, ainda, grande parte dos seus trabalhos gráficos, insistem neste gosto pessoal da militaria.

Nesta exposição procurou-se olhar as várias facetas da sua obra, incluindo o desenho humorístico, a pintura, a ilustração e o trabalho gráfico para edição.»

Museu Bordalo Pinheiro // Galeria deExposições Temporárias

12 Setembro 2014 a 4 Janeiro 2015