spicy bet
Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Exposição Temporária

Lisboa de Bordalo

21 de Março a 15 de Setembro de 2017

A exposição celebra o 171º aniversário de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905). Comissariada por João Alpuim Botelho e com projeto museográfico da Formiga Luminosa propõe um passeio pela Lisboa de finais do século XIX.

Palco da vida política, social e cultural portuguesa, Lisboa era, à época, o lugar onde tudo acontecia. Munido do espírito crítico e bem-humorado que tipicamente dispensava à observação do espaço, pessoas e situações, Rafael Bordalo Pinheiro fez da cidade cenário para a sua obra multifacetada.

Através de um mapa gigante que transporta Lisboa para o chão da Galeria de Exposições Temporárias do Museu Bordalo Pinheiro, a exposição identifica nove espaços habitados pela imaginação de Bordalo, nove cenários para as suas narrativas ora alegres ora satíricas, recheadas de metáfora política e social – plenas de atualidade e acerto.

De São Bento ao Terreiro do Paço, do Chiado ao Carmo, da Avenida da Liberdade às hortas viçosas do Campo Grande, os lugares da cidade refletem-se nos lugares da obra: o olhar é desafiado e surge a questão: a Lisboa de ontem é assim tão diferente da Lisboa de hoje?

A exposição é acompanhada de um ciclo de tertúlias, visitas guiadas e oferta educativa. Em parceria com o Instituto Superior Técnico foi desenvolvida uma aplicação no âmbito de tese de mestrado da autoria de Marta Lima. Esta aplicação (MLime) permite ao visitante aprofundar o seu conhecimento a respeito das peças em exibição, ao mesmo tempo que serve de indicador sobre as preferências do público.

Museu Bordalo Pinheiro // Galeria de Exposições Temporárias

21 Março a 15 Setembro 2017

Folha de Sala

Lançamento do catálogo: