Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Exposição Temporária

Diálogos Imaginados

Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego

26 de Maio de 2015 a 13 de Novembro de 2016

Nos 100 anos do Museu Bordalo Pinheiro, Paula Rego regressou a Lisboa para uma conversa imaginada com Rafael Bordalo Pinheiro.

A exibição, comissariada por Pedro Bebiano Braga, põe em diálogo a obra destes dois artistas portugueses, procurando dar a ver como o trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), desenhador, humorista e ceramista, se encontra referenciado na narrativa pictórica de Paula Rego (1935-).

Obras artísticas de tempos diferentes da contemporaneidade – distantes quase um século – ambas se empenham na crítica visual da sociedade e da política, e, no caso de Paula Rego, sobretudo das relações humanas.

Impregnados de crítica subversiva e de humor mordaz, temas comuns aos dois artistas preenchem parte importante do espaço no discurso expositivo.

Mas se existe a sugestão de humor irónico nestas obras, não tenhamos ilusões; por detrás de uma primeira abordagem, esconde-se um mundo de enigmática violência, tal como por detrás do humor de Rafael Bordalo reside, muitas vezes, uma profunda tristeza.

“Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego”, conta ainda com o depoimento da pintora vertido para um filme comovente, assinado pelo filho, Nick Rego Willing.

Folha de Sala