Voltar à página anterior. Escolas

VI UMA ANDORINHA A DANÇAR NO AZUL

Museu de Portas Abertas

21 de Março de 2019

Adultos, Escolas, Jovens, Professores e Educadores, Secundário e profissional, Superior

DIA ABERTO ÀS UNIVERSIDADES

No 173º aniversário de Rafael Bordalo Pinheiro

O Museu Bordalo Pinheiro e a Universidade Lusófona de Lisboa festejam o nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro, o Mar e o vôo das andorinhas em anúncio de Primavera.

Dia 21 de Março celebra o nascimento de Rafael (1846-1905), a chegada da Primavera e o Dia Aberto às Universidades que, em 2019, é dedicado ao Mar.

Convidamos todos os estudantes do Ensino Superior a juntarem-se a nós e a participar do intenso programa organizado para oferecer um dia bem passado – pontuado por momentos lúdicos, artísticos e tecnológicos.

O Museu Bordalo Pinheiro será o espaço de acolhimento das atividades, à exceção do passeio sempre alegre das mascotes Zé Povinho, Bordalo Pinheiro e Gata Pili, à hora de almoço, pelo Jardim do Campo Grande – são incontroláveis, estes gigantes feitos de pano e gargalhadas…

Entre oficinas de cerâmica e areia do mar; um móbil animado de criaturas marinhas que falam oceanês; visitas livres ao Museu; exposições temporárias e exibição de filmes.

Da parte dos estudantes pedimos apenas boa disposição e, caso saibam cantar ou tocar um instrumento, são bem vindos ensaios de improviso. Afinal, é dia de renascimentos: impõe-se navegar num azul cheio de esperança no futuro.

11 horas // Instalação Canções de Marear

Móbil sonoro interativo a partir de ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Responsáveis: José Carlos Neves e João Alves.

13h30 // As mascotes vão ao jardim

Passeio das mascotes Bordalo Pinheiro e Zé Povinho pelo Jardim do Campo Grande. Responsável: Museu Bordalo Pinheiro.

14h30 // Animações bordalianas

Mostra de trabalhos dos alunos de 2º ano do curso de animação digital. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Responsável: Pedro Serrazina.

15 e 17 horas // Oficina plástica

Trabalho em barro e recriação de figuras marítimas. Responsável: Francesca Casolino, Museu Bordalo Pinheiro.

16 horas // Formas da areia

Oficina de moldes: que técnica mágica ensina a levar areia para casa sem que ela se solte pelo caminho? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Responsável: Inês Marques

15 horas // ResponSEAble

Apresentação de filmes em vídeo, animações e conteúdos do projeto. Responsável: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

16 horas // + Mar & Vídeos VR

Mostra de trabalhos de alunos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia dedicados ao Mar e Bordalo. Responsável: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

18h30 // Rafael Bordalo Pinheiro, uma vida em desenhos

Lançamento da BD “Rafael Bordalo Pinheiro, uma vida em desenhos” pela Associação Tentáculo, numa parceria com o Museu Bordalo Pinheiro.