Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Projectos

PARÓDICA B.

Apresentação do espetáculo ao público

6 a 17 de Novembro de 2021

Adultos, Crianças, Famílias, Jovens

Paródica B. é uma performance vocal, musical e visual.  

Apresenta-se ao público na voz e interpretação de 7 estrelinhas Perliquitétes, com o acompanhamento musical do Albuquerque, craque da melódica e do bombo! 

É uma proposta de encenação de matéria-texto: expressões, episódios, crónicas e ainda desenhos, encontrados nas variadas publicações de Rafael Bordalo Pinheiro, de sua autoria e dos seus inúmeros colaboradores, companheiros de época. 

A Paródica quer dar voz às palavras e luz às imagens que estão dentro das publicações que se encontram na biblioteca do museu e por isso dá a voz e o corpo ao manifesto! 

Sobe-Sobe- Upa-Upa!! 

A Paródica será periódica! Num dia e depois no outro… 

6 e 7 de Novembro18h00 

ENTRADA GRATUITA limitada à capacidade da sala.

Intérpretes
Ana Mafalda Reis
Ana Maria Santos
Djanira Oliveira
Dominga de Sousa
Eugénia Costa
Margarida Costa
Sandra Oliveira

Música e instrumentos
António-Pedro

Direção e orientação do Coro
Margarida Mestre

Recolha e tratamento de imagens
Cláudia Freire

Desenhos
Rafael Bordalo Pinheiro
Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro 

Especialmente criado para o Museu Bordalo Pinheiro entre 26 de Outubro e 5 de Novembro de 2021, com a colaboração de todos os participantes aos quais todos agradecemos a disponibilidade, a entrega e a paródia.

Sobre o projeto
Qual a melhor maneira de conhecer uma biblioteca? Porque não cantá-la? A Paródica B. é um projeto de divulgação da biblioteca do Museu Bordalo Pinheiro, através da criação de um coro, cuja participação esteve aberta a adultos, jovens e crianças interessados. Inspirado numa seleção de textos presentes nos jornais de Bordalo, o projeto, concebido por Margarida Mestre e acompanhado pelo músico António-Pedro, propõe uma re-escrita desse património de modo a criar uma narrativa autónoma possível de ser dita e cantada a várias vozes. O material sonoro foi trabalhado como paródia, celebração, denúncia, canção. A obra a apresentar cruza a diversidade das vozes com imagens e desenhos de Bordalo.

Destinatários
Todas as pessoas interessadas

Apresentação do Espetáculo
O espetáculo, aberto ao público, decorrerá no Museu Bordalo Pinheiro nos dias 6 e 7 de Novembro de 2021, a partir das 18h00.

ENTRADA GRATUITA limitada à capacidade da sala.