Voltar à página anterior. Oficinas

Oficinas de férias de Páscoa

8 a 12 de Abril de 2019

Crianças

Que significa ter muita piada por dentro?, devem estar todos a perguntar. Que este Museu tem piada, lá isso tem, e quem bem o conhece até diz que é por todo o lado. Dentro e fora, em cada canto, há que ter cuidado ou escorrega-se numa gargalhada.

Nos desenhos, vemos pessoas em forma de nabos, gatos ariscos e preguiçosos; ou uma caixa de bolachas com as caras de políticos, para dar dentadas nos mal comportados. Na cerâmica, entre manguitos, penicos, apitos e escarradores, não faltará inspiração para rir.

Esperem, isto é sobre sentido de humor? Uma semana inteira a pensar e a rir é o que preparámos para todos os que sabem que a alegria é a coisa mais séria da vida. E para os mais corajosos, temos o medidor de humor preparado. Queres mostrar-nos quanta piada tens dentro de ti?

Manhã: Que é o humor?
Começamos com um jogo de pistas à procura das gargalhadas deixadas por Rafael e, depois de muito rir, pensar sobre o que é o humor e o que nos faz rir.

Tarde: Partir a loiça toda I
Vamos partir a loiça dentro de nós com as caricaturas do museu, que é como quem diz, depois de tanto rir, vamos moldar o barro nas formas mais esquisitas e divertidas.

Manhã: Um espectáculo de riso
Começamos com os jogos básicos da representação: corpo, voz e movimento. Vamos fazer exercícios e começam as perguntas. Como me devo mover?  E comunicar? Como projectar a voz? Há vários jogos que te vão permitir encontrar as respostas a todas as tuas dúvidas e libertar a caricatura que há em ti.
Orientação: Susana Mendonça

Tarde: Se pudesse, desenhava-te como se fosses… I
Penico, garrafa, copo, cavalo-marinho e até uma planta. E não é que podemos mesmo? No desenho de caricatura, percebemos como o desenho e a cor podem tornar mais expressivas as nossas personagens e algumas características que libertam o riso.
Orientação: Isabel Favila

Manhã: Se pudesse, pintava-te como se fosses… II
Penico, garrafa, copo. E não é que podemos mesmo? Na pintura em caricatura, percebemos como a cor pode tornar mais expressivas as nossas personagens… segunda dose do módulo anterior, para assegurar uma pintura fresca, mas consistente.
Orientação: Isabel Favila

Tarde: Desculpe, posso aumentar-lhe o nariz?
O desenho de caricatura é um assunto muito sério e muito divertido ao mesmo tempo. Vamos aprender as técnicas para ampliar as coisas que habitualmente gostamos de esconder.

Manhã: Este museu dava um filme I
Os encantos do cinema de animação podem ser descobertos com os desenhos e peças de Rafael Bordalo Pinheiro e com os teus. Isto só pode resultar na comédia mais divertida do ano!
Orientação: Mariana Ramos

Tarde: Este museu dava um filme II
Orientação: Mariana Ramos

Manhã: Partir a loiça toda II
Vamos partir a loiça que temos dentro de nós com as caricaturas do museu, que é como quem diz, depois de tanto rir, moldaremos o barro nas formas mais esquisitas e divertidas.

Tarde: No Bordalo, dancei a rir
As personagens serão convidadas a comunicar com o corpo. Terão de interagir e contar uma história de humor. Haverá um momento para pensar e, depois, para dançar a rir.

Programa Páscoa

8 a 12 de abril
Crianças entre os 6 e os 12 anos
Limite de participantes
8-15 participantes
Custo
35 euros/semana (manhã ou tarde)
60 euros/semana (dia inteiro)
Nota
O Museu assegura o espaço e o acompanhamento durante o período de almoço e lanches, devendo os participantes trazer as respetivas refeições.
Informações e inscrições
bilheteira@museubordalopinheiro.pt