Voltar à página anterior. Cursos

Confinados?! Só vale a pena com Bordalo

Curso de escrita de humor online

2 a 23 de Fevereiro de 2021

Adultos, Jovens

Despertar a curiosidade para a obra de Bordalo, tendo como base uma escultura/caricatura ou desenho de Bordalo e criar A Outra História, a história divertida e inventada por cada um. Sobrepondo-se à história real de cada peça o que se pretende é explorar o que a visualização da peça provoca e de que forma ela é expressa através da escrita de humor. Será uma abordagem crítica e divertida onde se explorará a Receita infalível de escrever humor, tendo como base a colecção de Bordalo e todo o seu legado cultural que vai do Desenho à Caricatura, do Grafismo à Ilustração, da Escultura à Cerâmica.

O objectivo principal é descobrirmos o que nos faz rir, subvertendo as expectativas e distorcendo a realidade para provocar o riso.

Toda a obra de Bordalo é cheia de contrastes, metáforas, sarcasmo e ironia, tudo elementos fulcrais da escrita de humor que iremos usar em cada sessão embora o ponto de partida seja a exploração de uma escultura, de uma caricatura ou de um desenho.

Durante o curso serão abordados preceitos fundamentais da receita do humor, tais como:
• Reconhecer várias formas de humor em Bordalo;
• Técnicas-chave para transformar a realidade em criação humorística;
• Identificar e reproduzir, técnicas estruturais do humor – regra dos três, ritmo, contradição, etc.;
• Noções concretas de construção da piada: preparação, antecipação e desfecho (punchline);
• Saber o que nos faz rir. Escrever com humor. Rir.

Preço: 15€

Destinatários: Jovens e adultos a partir dos 16 anos.

Data/horário: 2, 9, 16 e 23 de Fevereiro, 18h30 – 20h00

Formadora: Isabel Costa