Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Conversas e etc.

Clube do Livro de BD

Sessões de leitura e discussão de livros de banda desenhada

8 de Maio a 11 de Dezembro de 2023

Adultos, Jovens

Bem-vindo ao Clube do Livro de BD do Museu Bordalo Pinheiro!

O Clube convida-o a conhecer e debater obras de banda desenhada escolhidas por autores e entusiastas da BD em Portugal.

O Clube é um espaço de diálogo e de participação gratuita (com inscrição prévia), onde todos são bem-vindos. Cada sessão terá uma pessoa diferente a dinamizá-la, que indicará previamente um livro que deverá ser lido pelos participantes antes da sessão.

Joana Mosi, João Fazenda e Pedro Moura foram os três primeiros convidados das primeiras sessões do Clube, que se realizam mensalmente. A partir de setembro de 2023 vamos receber Penim Loureiro, Joana Afonso, Filipe Abranches e Nuno Saraiva. Inscreva-se já!

Próximas sessões

Sessão 7
11 de Dezembro
, 18h30

Com Nuno Saraiva

Livro escolhido: Mulher Vida Liberdade, de Marjane Satrapi (coordenação) (Ed.: Iguana/Penguin Livros)

Sinopse: A 13 de Setembro de 2022, Mahsa Amini, uma jovem estudante iraniana, foi detida e espancada até à morte pela polícia religiosa em Teerão. O seu único crime foi não usar «corretamente» o lenço imposto às mulheres pela República Islâmica. O destino desta mulher de 22 anos desencadeou uma onda de protestos sem precedentes que rapidamente se espalhou por todo o país. Por ocasião do primeiro aniversário do movimento, Marjane Satrapi reuniu alguns peritos e cartoonistas. Juntos, querem mostrar o que não pôde ser fotografado ou filmado devido à censura. (Iguana/Penguin Livros)

Sessões anteriores

Sessão 1
8 de Maio, 18h30

Com Joana Mosi

Livro escolhido: Finalmente o verão, de Mariko e Jillian Tamaki (Planeta Tangerina, 2015).

Sinopse: Desde pequena, Rose passa o verão em Awago Beach, numa cabana junto ao lago. Nesta espécie de refúgio, Rose encontra sempre Windy, a sua “amiga das férias” e uma espécie de irmã mais nova, que completa a sua família de verão. Windy e Rose são muito próximas, partilham tudo, costumam fazer tudo juntas. Mas este verão será diferente. Os pais de Rose não param de discutir e, entre idas à praia e passagens pela loja local para comprar gomas e alugar filmes de terror, as duas amigas veem-se envolvidas num drama que pode acabar mal. Em Finalmente o Verão, as primas Jillian e Mariko Tamaki (autoras da ilustração e texto, respetivamente) criam um livro vibrante e comovente sobre o fim da infância, a entrada na adolescência e as dores de crescimento que sempre a acompanham. (Planeta Tangerina)

Sessão 2
19 de Junho, 18h30

Com João Fazenda

Livro escolhido: A Rainha dos Canibais, de Miguel Rocha (A Seita, 2022)

Sinopse: Depois de quase uma década passada sobre o seu último livro, Salazar, Agora e na Hora da sua Morte (com argumento de João Paulo Cotrim), Miguel Rocha, um dos maiores e mais aclamados autores de BD nacionais regressa com este seu A Rainha dos Canibais, uma viagem através do colonialismo e do império português, da África imaginada e romantizada, e de um exotismo que lembra o dos pulps, onde este livro vai buscar muita da sua inspiração. Um livro de um humor sardónico e mesmo sarcástico, frequentemente imbuído de nonsense, cheio de crítica mordaz e demolidora aos portugueses do tempo do colonialismo, e à sua hipocrisia e crueldade. (A Seita)


Sessão 3
3 de Julho, 18h30

Com Pedro Moura

Livro escolhidio: Estes Dias, de Bernardo Majer (Polvo, 2022).

Sinopse: “Estes dias” é uma antologia de seis bandas desenhadas que falam sobre monotonia, relações e dores de crescimento na vida moderna. O livro recebeu, em 2022, o prémio de Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português do festival Amadora BD.

Sessão 4
18 de Setembro, 18h30

Com Penim loureiro

Livro escolhido: O Homem de Lugar Nenhum – vol. 1, de Tiago Barros e Fábio Veras (A Seita, 2022)

Sinopse: Trata-se de uma história que saltita entre realidade e questões transcendentes. Somos levados ao sabor das afirmações inspiradas do protagonista. Com um pé na vida mundana e com outro em mundos e figuras fantásticas do lado de lá. Do lado da não-realidade. Do metafísico.
A história vai ganhando sentido à medida que a narrativa vai decorrendo evidenciando uma vontade própria, ostenta uma qualidade que não é muito vulgar ver-se. Os silêncios, os olhares, as expressões, a deslocação dos participantes pelas vinhetas e pelas páginas, a sua expressão corporal, as visões de conjunto, os grandes espaços tanto como os pormenores destacados, tudo tem uma função narrativa e o conjunto enche-nos e transporta-nos ao longo das páginas, um ritmo na história que deixa adivinhar uma cumplicidade entre os dois autores pelo gozo no uso das mensagens escritas entre linhas.

Sessão 5
16 de Outubro, 18h30

Com Joana Afonso

Livro escolhido: Cinco Mil Quilómetros por Segundo, de Manuele Fior (Devir, 2018)

Sinopse: Uma história sobre três jovens, Piero, Lucia e Nicola, ilustrada com tons quentes e frios, cores quer vibrantes quer sombrias, cuja alternância traduz as distâncias entre os personagens que habitam este livro: os 5000 Quilómetros que os separam, num espaço e tempo de fugas e reencontros, apenas sugerido. Somos surpreendidos com toda esta luz que nos inunda o olhar e se reflete no prazer de seguir uma narrativa expressionista, ou apenas contemplar as belas aguarelas de um autor essencial.

Sessão 6
13 de Novembro
, 18h30

Com Filipe Abranches

Livro escolhido: Selva!!!, de Filipe Abranches (UMBRA Editora, 2019)

Sinopse: Uma novela com bonecos em poses, memórias da banda desenhada, pós-colonial q.b., jogos de infância e uma vinheta perdida.

Filipe Abranches (Lisboa, 1965) Licenciado em Realização pelo curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Professor no departamento de Ilustração/Banda Desenhada do Ar.Co. Foi docente da ESAP/Guimarães (Escola Superior Artística do Porto – Pólo de Guimarães) entre 2006 e 2008, tendo aí sido o coordenador do primeiro Mestrado em Ilustração do país. Iniciou a actividade em BD na revista LX Comics no início dos anos 90. Foi ilustrador do semanário Expresso e publicou ilustrações em diversos jornais: Público, Le Monde (França), O Independente e Jornal I. Destacam-se os seguintes álbuns de banda desenhada publicados: História de Lisboa, O Diário de K. e Solo. Entre 2006 e 2018 foi realizador de animação.

Próximas Datas
11 de dezembro
(segunda-feira)

Horário
18h30 – 20h30

Limite de participantes
20 pessoas

Preço
Gratuito, mediante inscrição prévia através do email bilheteira@museubordalopinheiro.pt