Voltar à página anterior. Conversas e etc.

Cartoon e Liberdade de Imprensa

Conversa com António

29 de Janeiro de 2020

Adultos, Escolas, Famílias, Jovens

António, cartoonista galardoado internacionalmente e com uma vasta obra publicada, vem no próximo dia 29 de janeiro, pelas 18h30, ao Museu Bordalo Pinheiro para participar numa conversa sobre “Cartoon e Liberdade de Imprensa”.

Recorde-se que António foi, em 2019, o protagonista ocasional de uma reacção brutal a um dos seus cartoons publicados no The New York Times. Na sequência da polémica gerada pelo cartoon, que representava Donald Trump e Benjamin Netanyahu, aquele jornal americano decidiu inclusive terminar com a prática de publicação de cartoons na sua edição internacional.

Esse episódio servirá de mote para uma conversa sobre o papel dos cartoonistas nos dias em que vivemos, os perigos que enfrentam, censura e liberdade de imprensa.

Este evento do Museu Bordalo Pinheiro insere-se na habitual comemoração do dia da morte de Rafael Bordalo Pinheiro. A ideia de assinalar a data começou em 2015, ano em que fomos surpreendidos pelo massacre à redação do jornal francês Charlie Hebdo.

ENTRADA LIVRE
Horário: 29 Jan, 18h30

Consulte aqui a galeria de cartoons políticos realizados por diversos autores na sequência das reacções ao cartoon de António sobre Donald Trump e Benjamin Netanyahu.