Saltar diretamente para o conteúdo

Voltar à página anterior. Escolas

Formação

Bordalo ontem e hoje

Formação de professores

11 a 18 de Novembro de 2020

Escolas, Professores e Educadores

O Museu Bordalo Pinheiro estuda e divulga a obra do artista e o seu legado, que cruza o extraordinário talento artístico e o humor com o pensamento crítico e a cidadania consciente, temas fundamentais para os desafios da educação contemporânea.

O curso “Bordalo ontem e hoje” integra o programa DESCOLA e sensibiliza os professores para a riqueza do acervo do Museu como recurso pedagógico, propondo diferentes formas de o abordar, aliando a informação à análise de textos, imagens e objetos que estimulam a imaginação, a reflexão e o prazer de estabelecer ligações pertinentes entre o passado e o presente.

O curso tem uma primeira componente teórica, na qual se privilegia o diálogo na interpretação das obras em exposição. Numa segunda sessão, de carácter prático, são propostos vários desafios de discussão sobre a relação da obra de Bordalo com as vivências atuais, culminando com a realização de um exercício crítico, com recurso a diversas linguagens e técnicas tais como o desenho, a escrita, a colagem ou a representação.

São objetivos do curso dar a conhecer a vida e a obra de Rafael Bordalo Pinheiro e refletir sobre a importância do seu legado para a educação artística e para a construção de uma consciência cívica, evidenciando as ligações entre a obra bordaliana, os conteúdos curriculares do ensino formal e os desafios da atualidade.

O curso é certificado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio.

Formadores  
João Alpuim Botelho e Liliana Pina

Duração 
2 sessões de três horas/cada por ação de formação

Datas 
11 e 18 de Novembro 2020, quartas-feiras, das 18h15 às 21h15

Inscrições 
https://tinyurl.com/y95yuvnu

Mais informações
servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt