Bordalo ontem e hoje
Formação de professores
7 a 14 de Novembro de 2024
Escolas, Professores e Educadores
O Museu Bordalo Pinheiro estuda e divulga a obra do artista e o seu legado, que cruza o extraordinário talento artístico e o humor com o pensamento crítico e a cidadania consciente, temas fundamentais para os desafios da educação contemporânea.
O curso “Bordalo ontem e hoje” integra o programa DESCOLA e sensibiliza os professores para a riqueza do acervo do Museu como recurso pedagógico, propondo diferentes formas de o abordar, aliando a informação à análise de textos, imagens e objetos que estimulam a imaginação, a reflexão e o prazer de estabelecer ligações pertinentes entre o passado e o presente.
O curso tem uma primeira componente teórica, na qual se privilegia o diálogo na interpretação das obras em exposição. Numa segunda sessão, de carácter prático, são propostos vários desafios de discussão sobre a relação da obra de Bordalo com as vivências atuais, culminando com a realização de um exercício crítico, com recurso a diversas linguagens e técnicas tais como o desenho, a escrita, a colagem ou a representação.
São objetivos do curso dar a conhecer a vida e a obra de Rafael Bordalo Pinheiro e refletir sobre a importância do seu legado para a educação artística e para a construção de uma consciência cívica, evidenciando as ligações entre a obra bordaliana, os conteúdos curriculares do ensino formal e os desafios da atualidade.
O curso é certificado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio.
Formadores
Inês Noivo (Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro, Mestre em Práticas Culturais)
Duração
6h (5h síncronas, divididas por duas sessões, 1h de trabalho assíncrono)
Local
E-Learning (online) na Plataforma Moodle do CFEAS https://cfeantoniosergio.ccems.pt
Formulário de inscrição
Ver aqui
Datas
7 e 14 de novembro de 2024
quintas, às 18h00
Objetivos e conteúdos
Ver aqui
Preço e Certificado
Frequência gratuita // Com acreditação/certificado para efeitos de progressão da carreira docente – 10 euros.
Saber mais aqui
Mais informações
cfantoniosergio@aeddinis.pt